quarta-feira, 27 de abril de 2016

Cupcake com cobertura de café

Me aventurei na cozinha dessa vez. Sempre achei que fazer cupcake era um terror de difícil, mas percebi que é só ter paciência! Fiz uma massa básica para fazer os bolinhos e uma cobertura deliciosa com gostinho de café!

Ingredientes:

Bolinho:
- ovos
- farinha de trigo
- açúcar
- margarina ou manteiga
- fermento químico
- essência de baunilha

Cobertura/recheio:
- chocolate meio amargo
- café em pó solúvel
- margarina ou manteiga
- creme de leite
- confetes a seu gosto

Modo de fazer:

Bolinho:
Bata 3 claras em neve e reserve. Em seguida, bata as 3 gemas com 1 xícara cheia de açúcar (o tamanho dela dependerá do quão doce tu vai querer o bolo) até a massa ficar esbranquiçada. Feito isso, adicione 1/4 de tablete de manteiga e continue batendo. Por fim, coloque o dobro do que tu colocou de açúcar, de farinha de trigo e acrescente essência de baunilha a gosto. Bata até formar uma massa homogênea.
Termine a massa do bolo adicionando 1 colher cheia de fermento químico e misturando com espátula, e por fim as claras em neve. Despeje nas formas até completar 3/4 do volume e asse em forno pré-aquecido (180 ºC).

Cobertura/recheio:
Se tu quiser, pode colocar a mesma massa como recheio do bolinho, depende do seu gosto.
Dissolva 1 barra de chocolate meio amargo e misture com 1/2 caixa de creme de leite, 1/4 de tablete de manteiga e 1 colher cheia de café solúvel (pode ser mais, ou menos, isso vai depender da intensidade de gosto de café que tu vai preferir). Misture tudo até ficar homogêneo e reserve na geladeira por 1 hora. Por fim, espalhe com a espátula nos bolinhos a seu gosto, e finalize com confetes coloridos!

Fica uma delícia de bom!




segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dica: abacate

Vamos comer um abacate gostoso e saudável? E, simmmm, dar pro seu bebê também! Ele vai adorar!! O meu adora!

Como é tradicionalmente feito? limão + açúcar refinado (muuuito pra adoçar)

Como eu fiz? limão + laranja do céu + açúcar mascavo
Conclusão: uso limão e laranja, que contribuem com vitamina C, a laranja dá uma adoçada inicial no abacate e podemos completar com o mascavo que vem enriquecido com ferro! Assim, temos tudo isso aliado aos benefícios do abacate, como ser rico em ácido fólico!

Perfeito para nossa saúde e de nossos bebês.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Dica: açúcar de confeiteiro caseiro

Acho que esse blog deveria mudar de nome... até porque estou adorando dar dicas das coisas que aprendo na cozinha e que funcionam!

O que é açúcar de confeiteiro pra ti?
Também chamado açúcar impalpável, nada mais é do que um açúcar mais fino que o refinado, podendo ter adição de algum tipo de amido para dar leveza (e também acaba tirando a doçura do açúcar).

Bem, sabendo disso, vamos à dica: em qualquer receita que vá esse açúcar, não te apresse em ir ao supermercado para comprar! Consegue fazer com tudo que tens em casa!

A proporção é a seguinte: 1 xícara grande de açúcar refinado para 1 colher grande de amido de milho. Misture bem, bata no liquidificador até ficar bem fininho, e use na sua receita!!

Dica: cozinhando aipim

Aipim é uma delícia né? Além de ser super nutritivo!

- rico em vitamina C (aumenta a resistência do sistema imune);
- rico em vitamina do complexo B;
- fonte de fibras vegetais (ajuda no trânsito intestinal);
- rico em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio;
- fonte de saponinas (antioxidantes e anti-inflamatórias).

Por fim, é muito importante para quem tem intolerância ao glúten (celíacos), porque é um tubérculo que não contém glúten. Pode ser um ótimo substituto da batata e, como farinha de mandioca pode substituir a farinha de trigo. Sem glúten e com muito mais nutrientes.

Para fazer um aipim macio e saboroso, é interessante prestar atenção em 2 coisas:

1. Cozinha-lo ainda congelado;
2. Colocar pouca água, porém fervente.

Assim que o aipim começar a rachar, só acrescentar um copo de água fria e deixar cozinhar até o ponto que ele fica bem macio. Depois, coloque sal a gosto!

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Dica: papinha de nenê

Já falei que eu comecei a tomar gosto pela cozinha depois que meu filho nasceu. E também aprendi sobre o estado nutritivo dos alimentos para dar a ele. É sempre interessante colocar um item de cada (legume, grão, proteína, verdura e tubérculo), principalmente para o almoço. Porém, muitas vezes não conseguimos preparar por falta de tempo, ou até porque não temos o ingrediente em casa, de última hora.

Descobri uma #dica muito interessante para uma papinha rápida, que meu filho adora!! Caldo de feijão com aipim. Ele come e quer mais!

Bolo de cenoura

Foi aniversário do meu pai, e decidi fazer um bolo pra ele. Comprei uma forma nova, daquelas redondas com furo no meio, de silicone. Nunca havia usado... nunca mais vou usar outra na minha vida! Ela deixa o bolo perfeito, macio e saboroso!!!!

Ingredientes:
- ovos
- cenouras
- açúcar mascavo
- farinha integral
- óleo de soja
- fermento químico

Como fazer:
A proporção da receita é 1/2:1:2 --- óleo:açúcar:farinha
Coloque no liquidificador: 2 cenouras grandes (se quiser mais gosto de cenoura, coloque mais), 3 ovos, o óleo e o açúcar. Bata em velocidade alta por 5 minutos. Separadamente, misture a farinha com 1 colher de fermento.
Quando a massa ficar pronta, retire do liquidificador e vá acrescentando a farinha/fermento aos poucos, misturando bem. Asse em forno com temperatura baixa (em torno de 180 graus).


sábado, 9 de abril de 2016

Dica: moranga

Eu nunca gostei de moranga, nem doce, nem misturada na comida salgada. Só que com a vinda do meu filho, tive que aprender a fazer comidinhas onde ela estava presente. E, entre uma prova e outra, acabei me acostumando com o sabor. Hoje em dia gosto tanto que faço até molho bolonhesa com moranga!

Por isso, uma dica para quem não gosta mas sabe que é saudável, e quer se render ao seu sabor, é fazer purê de moranga! Cozinhe até ficar bem mole, amasse com aquele amassador de batatas e tempere com sal e manteiga. Fica uma delícia!!




sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cookies de granola

Vocês devem achar "poxa, só tem receita de doce aqui!". Pois é, esqueci de dizer que sou uma formiga.

Essa receita eu adaptei de outra que vi na internet, utilizando os ingredientes que eu tinha em casa. A granola deve ser usada aquela feita com açúcar mascavo (nada de açúcar refinado!).

Ingredientes:
- ovos
- açúcar mascavo
- farinha de trigo integral
- granola
- canela
- bicarbonato de sódio
- fermento químico
- manteiga sem sal

Modo de fazer:
Corte 1/4 do tablete de manteiga e derreta em microondas até ficar líquido. Bata de leve 2 ovos numa tigela (a mão mesmo) e acrescente o açúcar mascavo, a granola e a farinha integral na proporção 1:1:1,5 - ou seja, se utilizar 1 copo ou 1 xícara para o açúcar, utilize o mesmo para a granola e 1,5 para a farinha. Sugiro que, para 2 ovos, seja usada a xícara, porque a quantidade é menor. Se quiser dobrar a receita, dobre a quantidade de ovos e de manteiga.

Misture tudo e acrescente a manteiga derretida e 1 colher de cada ingrediente que falta - canela, fermento químico e bicarbonato (tanto faz o tamanho da colher, sobremesa ou sopa, desde que a proporção seja a mesma).

Despeje o conteúdo numa assadeira untada, amasse para deixar a massa bem fina. Asse em fogo baixo até as bordas ficarem douradas. Assim que estiver pronto, pode cortar em formato que desejar, ou usar forminhas. Os meus tem formato de flor e coração!


quinta-feira, 7 de abril de 2016

Torta de iogurte com maçã

Essa torta é uma invenção minha que me surpreendeu! Só pensei em ser saudável e misturar ingredientes diversos. Ficou saboroso e na doçura certa.

Ingredientes:
- ovos
- óleo de soja
- açúcar mascavo
- farinha de trigo
- farinha de trigo integral
- iogurte integral natural (não adoçado)
- fermento químico em pó
- maçã
- canela em pó

Aqui vou ter que dizer que uma coisa tem medida... o fermento.
Coloque 2 ovos num copo, a mesma medida de óleo de soja e 3 medidas de açúcar mascavo. Adicione um frasco de iogurte natural (em torno de 200g). Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Em seguida adicione 1 copo cheio de farinha de trigo e a mesma medida de farinha de trigo integral e bata novamente. Por último, coloque o fermento (1 colher e meia daquelas de sobremesa), bata e despeje numa forma de teflon retangular. Asse a 180 °C.

Prepare o recheio de maçã assim que o bolo ficar pronto. Corte em fatias (a quantidade de maçã é a gosto) sem casca e polvilhe com canela. Deixe por 2 minutos em microondas até amolecer.

Para preparar a torta, divida o bolo ao meio e recheie com a maçã. Fica ótimo!! Por fim, podemos umedecer com um pouco de leite, mas isso fica à critério de cada um.


segunda-feira, 4 de abril de 2016

Cheesecake sem forno e sem gelatina

Quem não curte uma cozinha prática?
Eu sou fã!! Por isso, quanto menos medidas complexas, melhor! E, quanto mais objetividade, mais vontade tenho de cozinhar.

Inventei eu mesma uma receita de cheesecake que não vai no forno, e que não vai gelatina!!

Vamos aos ingredientes:

- cream cheese
- creme de leite
- bolachas (maria, de leite, de maizena... tanto faz - a gosto do cliente)
- manteiga amolecida (não líquida, pelamordedeus)
- açúcar
- compota de amora (hmmmm delícia)

Preparo:

Triture a quantidade de bolachas que irão servir para deixar a camada de base do cheesecake do tamanho que tu quiser. Eu gosto fina, então dá para usar meio pacote de bolacha maria, por exemplo. Misture a essa farofa de bolachas, a quantidade de manteiga até dar o ponto ideal para forrar o fundo de uma forma redonda de base removível. O ponto é aquele onde toda farofa foi adsorvida à manteiga e não gruda mais na mão. Pressione para que as laterais fiquem mais altas que o centro. Reserve.

Para cada lata de creme de leite, usa-se um cream cheese. Então, mais ou menos é o mesmo volume de cada um para a receita. Bata o creme de leite na batedeira até o ponto de chantilly. Reserve.

Bata o cream cheese com açúcar suficiente para deixar levemente adocicado. Vá colocando açúcar de colher em colher e provando, até ficar doce o suficiente para teu gosto. Lembre-se que depois o creme de leite vai diminuir a doçura, então é interessante adoçar mais neste momento. Feito isso, junte com o creme de leite batido e misture levemente com uma espátula. Despeje sobre a farofa de bolacha e manteiga, e deixe na geladeira de um turno ao outro.

Finalmente, retire da geladeira e cubra com a geléia de amora a gosto. Desenforme e sirva-se!



Pão fofinho

Gente, essa receita é do meu pai. Ele é um gênio na cozinha, e foi modificando a receita desse pão até ficar do jeito que ele queria. Eu repeti, e ficou uma delícia!

Vamos aos ingredientes:

- ovos
- leite (temperatura ambiente - pega aquele leite guardado no armário que serve)
- batata cozinha (no ponto de amassar e ficar purê): é esse o ingrediente que garante a fofurice do pão!
- óleo de soja
- sal
- açúcar
- farinha de trigo tipo 1 (cuidado com as marcas... já usei uma marca que não deu certo)
- fermento biológico

Como fazer (como eu fiz):

Escolha um copo do tamanho que quiser, pois será nele que será feita toda a receita. Esse copo vai servir de base para os ingredientes.

Primeiro, coloque o pacote de fermento biológico inteiro (10g) nesse copo. Coloque junto a mesma quantidade de açúcar e de sal (isso podemos medir no olho mesmo, só dobrando a altura do ingrediente no copo). Depois, cubra todo esse conteúdo sólido com leite. Misture até dissolver, despeje numa vasilha grande e reserve.

Em seguida, amasse a quantidade de batata suficiente para encher o mesmo copo anterior e adicione aos ingredientes da vasilha. Quebre 3 ovos nesse mesmo copo, e coloque o mesmo volume de óleo. Adicione à vasilha. Finalmente, adicione um pacote de 1kg de farinha e vá misturando até todos ingredientes líquidos desaparecerem em meio aos sólidos. Aos poucos, vá adicionando o leite até que a massa finalize no ponto ideal para fazer o pão (esse ponto a gente percebe quando a massa desgruda das mãos à medida em que vamos sovando).

Pronto, feita a massa, deixe descansar na vasilha em ambiente escuro por 1 hora. A massa deverá dobrar de tamanho (nesse momento que a gente vê se a farinha que usamos é boa ou não). Passado esse tempo, faça rolinhos do tamanho que quiser e vá colocando numa forma retangular, com mais ou menos um espaço de um dedo mindinho entre elas. Reserve em ambiente escuro por mais 1 hora. Os pãezinhos crus deverão ter dobrado de tamanho. Finalmente, leve ao forno (200°C) até que doure a parte superior - minha experiência deu em torno de 20 minutos.

Me contem se deu certo!!! Olhem só, meu pão ficou bem fofinho :)


sexta-feira, 1 de abril de 2016

O começo de tudo

Pensa numa pessoa desesperada quando viu que a massa de pão de queijo não estava ficando como deveria... esquenta, esquenta, esquenta na panela o tal polvilho azedo e cada vez mais mole. Até que, como num passe de mágica, começou a pegar consistência. Essa foi a primeira vez que pensei em começar a não seguir mais nenhuma receita, e sim criar as minhas próprias.

Depois, meu nenê de 6 meses começou a introduzir comida sólida e eu tive que aprender a cozinhar sem medidas, e sem sal.. AMEI! E agora aplico em tudo que faço. Só vejo os ingredientes, e vou colocando a gosto. E não é que da certo?

http://inglesemquadrinhos.blogspot.com.br/

Proposta do blog

Gente! Bem-vindos!

Quem não se perde em meio a tantas medidas de ingredientes na hora de fazer uma receita? É um tal de tantas xícaras de chá, colheres de chá, colheres de sopa, copos americanos... pitada! O que seria uma pitada?

Bem, por isso resolvi criar esse blog. Quero compartilhar receitas sem medidas exatas, receber sugestões de receitas testadas por vocês, e que deram certo sem seguir o passo-a-passo que encontramos em sites de culinária.

Como digo, não são todas farinhas que fazem o pão crescer e ficar fofinho!